Olá gente, outro post que vou fazer este mês de junho com mais assiduidade vai ser o Discipula da Palmirinha com receitas da nossa tão popular festa Junina.
Hoje vou começar com a Canjica...
A canjica é um doce típico da culinária brasileira. Embora seja consumida o ano inteiro, o pico de demanda por canjica ocorre no período das festas juninas. O termo canjica vem do banto (kanjica), um tipo de papa elaborado com a farinha de milho branco ou milho verde ralado. Em algumas regiões, pode ser conhecida como curau ou mingau de milho branco. (fonte: wikipedia)
Não sei porque canjica lembra casa de vó né...
Vamos lá minha gente, engordar um cadiquim!!!!
Ingredientes:
500g de canjica (branca ou amarela, a sua escolha)
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
2 pedaços de canela em pau
1 colher de café de sal
Modo de fazer:
Prepare o milho da canjica, retire os grãos estragados, pedrinhas e sujeiras. LAve bem em água correte e deixe de molho por 3 horas. Em uma panela de pressão cozinhe os grãos até que eles fiquem macios, mas firmes, aproximadamente 20 minutos de fervura.
Quando a canjica estiver cozida acrescente o leite de coco, leite condensadom a canela em pau e o sal. Como ingredientes opcionais você pode acrescentar ainda amendoim torrado e moido e coco ralado (prefiro essa ultima opção).
Deixe o caldo engrossar e ficar cremoso. Sirva em tigelas decoradas com um pouco de canela em pó.
Viu só, nem é tão difícil, só precisa de um pouco de habilidade.
Quem testar me conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário