terça-feira, 17 de julho de 2012

ATENDIMENTO VETERINÁRIO PRESENCIAL x DR. INTERNET

Boa tarde!

O nosso blog agora tem uma nova integrante a Dra. Kellen de Sousa Oliveira, médica veterinária e ela vai dar dicas sobre como cuidar dos seus bichinhos de estimação, de 15 em 15 dias todas as terças-feiras ela vai publicar artigos sobre esse assunto. 

Seja bem vinda!!



Exerço minha profissão há 10 anos, desde o segundo ano de faculdade, meus estudos sempre foram voltados para a área de pequenos animais, então somando mais três anos de experiência acadêmica, são 13 anos dedicados à clínica e cirurgia de cães e gatos.

 Há algum tempo, eu e muitos colegas, que também trabalham na área, temos observados um comportamento um tanto quanto estranho por parte dos proprietários de cães e gatos, e como profissional me sinto no dever de alertar para os perigos que proprietários e seus animais de estimação se expõem quando fazem uso desta prática.

A Internet, ou rede mundial de comunicação, pela facilidade de acesso e inclusão de dados (informações, documentos, pesquisas, entre outros) vem transformando as consultas veterinárias. Hoje temos basicamente três tipos de clientes, o cliente FIEL (que só gosta de um profissional em específico e confia nele ou em suas indicações), o cliente PASTA (aquele que passa de profissional em profissional e acha que nenhum dos anteriores resolveu o problema) e o cliente NET que é dele que vamos comentar.

O cliente NET é aquele que acredita em tudo que está escrito na internet, participa de fóruns sobre determinados assuntos e questiona os profissionais quando tem oportunidade. No caso específico da Medicina Veterinária, quando o animal de estimação tem algum problema ele busca informações na Internet ao invés de procurar um profissional para que esse examine de forma presencial o paciente. Porém muitas informações na internet são jogadas por leigos que tiveram casos e que muitas vezes nem é o mesmo em questão, já que muitas doenças infecciosas ou parasitárias de cães e gatos cursam com os mesmos sinais e sintomas, como por exemplo: falta de apetite, febre, apatia, anemia, entre outros. Na Internet, existem “informações” e “informações”, ou seja, existem informações corretas que tem fundamento científico, que tem uma escrita específica para a área médica e que podem confundir o proprietário que é leigo no assunto, e existem informações totalmente deturpadas que podem ser prejudiciais à saúde tanto do pet quanto do cliente.

Um exemplo clássico é com relação às hemoparasitoses, popularmente conhecidas como “Doenças do Carrapato”. Jogando essas palavras na Internet, temos vários Blogs sobre animais de estimação que descrevem as doenças, os sinais, o diagnóstico e alguns até mesmo o tratamento, mas vários deles tem informações equivocadas que podem induzir o leitor a achar que seu animal de estimação tem essa doença, quando na verdade pode ter outra com sinais semelhantes.

Em se tratando de saúde seja de seu pet ou sua, busque ajuda profissional porque para se diagnosticar uma doença três coisas são fundamentais: a história clínica (anamnese), um exame físico (exame presencial) e exame clínico (exames laboratoriais), só assim, podemos fechar um diagnostico de maneira eficaz, estabelecer o tratamento e um prognóstico para o paciente. Informação nunca é demais, porém nunca limite  respostas para a saúde de seu pet no Dr. Google, Dr. Yahoo Responde ou outras fontes cibernéticas. Os profissionais da medicina veterinária estão sempre à disposição para oferecer os melhores serviços aos seus animais.


Kellen de Sousa Oliveira
Médica Veterinária PhD em Reprodução de cães e gatos,
Clínica Veterinária Coyote – Goiânia-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário