Os erros de etiqueta
corporativa
A
expressão “a primeira impressão é a que fica” é inquestionável na vida
profissional, no entanto, saber manter essa primeira impressão é mais
importante ainda. Saber se portar corretamente no ambiente de trabalho é essencial
para ser reconhecido dentro de uma empresa e poder aumentar as oportunidades ao
longo da carreira.
O
pacote que trouxe a geração Y ao topo das companhias tratou de fazer uma
revolução na maneira como as relações se dão no ambiente de trabalho. Não é por
acaso, por exemplo, que o clima mais informal seja quase regra, hoje, dentro
das empresas.
Apesar
desse tom mais próximo das relações de carreira, o ambiente corporativo exige
limites e alguns cuidados no trato com as pessoas. Confiram quais são os deslizes
mais comuns neste aspecto, segundo especialistas:
Atrasar-se
“As
pessoas estão sobrecarregadas e, por trabalhar demais em determinada atividade,
se sentem confortáveis em não ser pontual”, diz Ariadne Tomczak, headhunter da
De Bernt Entschev Human Capital.
As
justificativas para chegar atrasado podem
ser inúmeras, mas sempre “isso será uma falta de respeito perante a outra
pessoa”, diz a especialista.
Comportar de maneira inadequada em reuniões
As
reuniões de negócio são sempre boas para o profissional expor o seu
comportamento. Há algumas regras básicas a serem seguidas como:
· Não
se atrasar;
· Usar
roupas formais;
·
Memorizar o nome das pessoas presentes na reunião;
·
Utilizar a forma de tratamento mais adequada (Senhor, Senhora, Doutor, etc.);
·
Sentar-se de maneira correta;
·
Evitar expressões ou gestos bruscos;
·
Evitar falar sobre assuntos pessoais;
·
Focar no tema da reunião;
·
Responder as perguntas e expor suas idéias quando tiver certeza do assunto;
·
Cuidar para que ninguém sinta que está impondo algo;
·
Estar preparado para ouvir as idéias de todos;
·
Planejar o que vai falar;
·
Respeitar o cronograma previsto;
· Não utilizar ou deixar o celular
ligado, os recursos digitais limaram as desvantagens das distâncias da
realidade corporativa. Hoje, é possível estar em uma reunião enquanto envia
instruções para um subordinado na sala ao lado ou em outro país. Mas atenção:
“Quando as pessoas estão reunidas, elas tem um objetivo. Se você estiver lá,
esteja de verdade”, diz Ariadne. Se realmente precisar resolver outra questão,
peça licença sai da sala e atenda ao celular ou responda o e-mail.
Cuidado também com conversas
paralelas, risadas e, pasmem, troca de bilhetes durante reuniões. “Esse tipo de
postura dá a impressão de que você está em uma sala de aula, não no ambiente de
trabalho”, diz a consultora de imagem corporativa Renata Mello.
Caso a
reunião comece atrasada, explique que precisará sair um pouco antes. A
troca de cartões em geral é feita no inicio da reunião. Uma prática comum é deixá-los
à vista, caso o nome de uns dos participantes lhe escape. Quando o encontro é
informal, os cartões são trocados ao fim da reunião. A troca de cartões deve
acontecer quando houver interesse para um contato futuro.
Fazer
brincadeiras preconceituosas
No
trabalho, a pessoa deve ter acima de tudo discrição em seus atos, pois certas
“brincadeiras” ou comentários podem ofender outras pessoas e gerar situações
constrangedoras. Nestes casos, a melhor maneira de contornar a situação é pedir
desculpas e cuidar para que não ocorram novamente.
As
empresas valorizam as atitudes de seus empregados, como a postura e o medo de
proceder diante dos obstáculos. Saber agir em momentos difíceis do dia-a-dia
representa vantagem competitiva, o que demonstra que o empregado tem um bom
senso e está preparado para representar a empresa em qualquer ocasião.
Todas
as atitudes que incomodam as pessoas são consideradas falta de respeito e por
isso deve haver uma série de cuidados, como por exemplo: não bater o telefone,
falar alto, importunar seu colega com conversas e perguntas o tempo todo, entre
outros.
Ser
elegante em um ambiente de trabalho e bem educado, não significa bajular todo
mundo e sim ser cortês, simpático e sociável. Isto certamente facilitará a
comunicação e tornará o convívio mais agradável e saudável.
Pressionar
É fato que, em alguns momentos, todo
seu trabalho depende da boa vontade de outra pessoa, para qual a tarefa nem é
tão importante assim. Pode ser até que este descompasso de prioridades esteja
empacando toda a sua agenda.
Mas, atenção: isso não é
justificativa para ficar no pé da pessoa. Ou em outras palavras, atormentá-la
até que tenha o que você quer. “Nessa ansiedade de querer resolver o problema, lembre-se que a outra parte
também está trabalhando e que ela tem as próprias prioridades”, diz a
especialista. “É preciso respeitar os prazos”.
Enviou um e-mail pela manhã cobrando
uma resposta? Espere até o meio da tarde para ligar pedindo uma resposta. De
maneira delicada e discreta, claro. “Não fique ligando de hora em hora”, diz
Renata.
Interromper
a conversa de terceiros
Ou não deixar ninguém terminar uma
sentença. É consenso: cortar conversas ou frases de terceiros é um ato
claramente indelicado.
Mesmo assim, seja por um impulso ou força do hábito, muitos profissionais
seguem monopolizando diálogos e impedindo que outras pessoas se expressem na
mesma medida.
“Temos que aprender a escutar”, diz
Renata. Se cortar por impulso, “peça desculpas e retorne a palavra para a
pessoa”.
Então, estão gostando? Quinta-feira tem a continuação dessas dicas de etiqueta corporativa.
Beijos
Andréa Noki
twitter: @andrea_noki
Esse texto foi tirado de artigos escritos pela Talita Abrantes do Site Exame.com e pela psicóloga Luciana Serafim, pós-graduada em Administração de RH e Planejamento e Gestão de Negócios.
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