Bom dia!!!!
"Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir."
Paul Valery
Confiram as últimas dicas dos erros de etiqueta corporativa, segundo especialista:
Manter olhares indiscretos (ou malandros)
Trabalho é trabalho. E profissional
nenhum deveria agir como se estivesse em um bar, diz a especialista. Mas há
quem se esqueça dessa realidade e faça de todo esbarrão um pretexto para
flerte.
Aqui, explica a especialista, o
problema não é se interessar por um colega de trabalho. “É o hábito de lançar
olhares para homens ou mulheres de uma maneira ‘sacana’ para testar o próprio
sex appeal”, explica. E, como consequência, desrespeitar o outro.
Mesmo quando isso não estiver em pauta, seja discreto com a maneira como você olha para as outras pessoas. “Se você está avaliando o visual do outro, seja sutil”, diz.
Não Cuidar
da aparência
A
maneira de se vestir influencia de forma decisiva na relação profissional. A
utilização de roupas inadequadas pode fazer com que as pessoas se sintam pouco
à vontade ao seu lado e mantenham distância.
A
roupa depende muito do ambiente de trabalho que o profissional atua, pois
existem empresas com ambientes mais formais e outras nem tanto. Há empresas que
criam códigos sobre como cuidar da aparência, entretanto, as que não tem, os
profissionais devem ter um senso crítico e observar como os colegas e
executivos se vestem e assim ter uma base do que pode ser usado.
Roupas
limpas e discretas, corte de cabelo, barba feita e unhas bem cuidadas, fazem
parte da etiqueta, não significa ser obrigado a seguir as tendências da moda,
mas a maneira de se apresentar demonstra elegância e respeito.
Intimidade
em encontros profissionais
Em um
encontro profissional é importante agir com naturalidade e se apresentar
atencioso. Dicas simples como falar “Como vai?” ou utilizar a expressão “Muito
prazer” são infalíveis.
O que deve ser evitado são ações que demonstrem
intimidade como dar beijos, abraçar ou dar tapinhas nas costas, isso pode
acabar demonstrando uma atitude antiprofissional. Ao se despedir o ideal é
estender a mão direita com firmeza (sem exagero) e acompanhar o cumprimento com
um sorriso amigável.
Se for apresentar alguém, o importante é informar algo
além do nome e cargo, o que ajuda a colocá-la dentro do contexto, facilitando a
conversação.
Não
saber se expressar
A
maneira de falar é uma das habilidades essenciais no mundo dos negócios. Os
profissionais devem tomar cuidados com erros gramaticais, de pronúncia e de
vocabulário, isso acaba gerando dificuldades em persuadir os outros a aceitar
suas ideias ou a comprar seus produtos.
Falar muito também atrapalha reuniões
de negócios, pois deixa o interlocutor sufocado, sem conseguir expor suas
ideias.
No
ambiente de trabalho para ter uma boa convivência, não se deve exagerar no tom
de voz e maneirar nos gestos.
Mau uso
do telefone
O uso
do telefone para o fechamento de negócios é fundamental no mundo corporativo,
porém seu mau uso pode significar perda de tempo, de oportunidade e de
dinheiro.
Ao
falar ao telefone, você é julgado pela dicção, capacidade de articular
pensamentos e por tratar os outros com cortesia ou não.
A voz deve ser alegre, clara, calorosa e em bom-tom, nem alta nem baixa demais. Devemos evitar intimidades com a pessoa que
está do outro lado da linha, pois isso poderá causar constrangimentos com os colegas que estão ao seu redor.
Não
faça ligações pessoais demoradas e também não entre em discussões por telefone.
Todos
estamos sujeitos a ter de atender a um telefonema com alguém ao lado. Quando for inevitável, procure fazer com discrição, nada de gestos, caretas ou comentários tapando o bocal do telefone. Jamais deixe alguém esperando na linha,
melhor dizer que está ocupado e que retornará a ligação
depois.
Se a
linha cair não se preocupe, pois a responsabilidade de ligar novamente é de quem telefonou.
Uso
inadequado do E-mail
A
utilização do e-mail é algo extremamente polêmico e atualmente se discute muito
sobre o direito das empresas monitorarem os e-mails de seus funcionários, violando assim sua privacidade. Então, é importante que se tenha alguns cuidados ao se utilizar o e-mail fornecido pela empresa.
Nunca escreva algo que possa constrangê-lo depois, evite intimidades e
escreva aquilo que você falaria pessoalmente para a pessoa. Verifique sempre a
gramática e a ortografia do texto antes de enviá-lo, pois não existe nada pior do que um texto cheio de erros que, em muitos casos,
pode ofender pessoas que prezam muito uma boa
grafia.
Seja claro e objetivo,
pois hoje em dia ninguém tem tempo para ler textos extensos demais ou ficar
pensando em palavras fora de contexto.
Um e-mail, apesar de também ser um documento,
não deve ser tão formal quanto uma carta;
O
e-mail da empresa também não deve ser usado para fins pessoais.
Eventos
empresariais também exigem moderação
Em eventos promovidos pela empresa, o
cuidado deve ser praticamente o mesmo do dia-a-dia no trabalho.
Apesar de o ambiente ser mais
descontraído, o profissional não deve achar que é diversão, evitando assim os
excessos, como informalidade demais, falar alto, beber demais, entre
outros.
“Normalmente para almoço de negócios,
caso você esteja convidando, o ideal é sempre perguntar ao convidado se ele tem
alguma preferência. Caso contrário procure um bom restaurante à la carte, com
uma boa variedade de pratos, pois agradam todos os gostos”, comenta Luciana.
Segundo
a consultora em etiqueta corporativa Cláudia Matarazzo, etiqueta é um código de
relacionamento interpessoal capaz de ajudar as pessoas a viverem melhor,
demonstrando carinho, respeito e atenção aos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário