Olá gente, essa semana nossa convidada VIP é a Tamy, estudante do 6o. Período de Nutrição.
Como dizem por aí, você é o que você come, vamos aprender a comer direito???
Olha a Dica aí gente....
Para darmos início á nossa página de curiosidades sobre beleza e saúde, nada melhor do que abordar um tema tão falado hoje em dia na alimentação, Em busca de vidas mais saudáveis e cuidados com a estética a ciência da alimentação vem se aprimorando e estudando a fundo os benefícios que os alimentos podem nos proporcionar. Pensando nisso, montei um artigo bem interessante explicando sobre essa alimentação com função antioxidante. Uma fácil leitura que aumentará o seu conhecimento sobre esse assunto, se é que você ainda não o conhece.
Alimentos Ricos em Antioxidante
Que uma alimentação saudável é indispensável para o bem da nossa saúde, todo mundo sabe. Afinal, todos os nutrientes que o nosso organismo precisa são encontrados nas frutas, vegetais, legumes, hortaliças, cereais, carnes, ovos, leites e derivados, peixes e óleos vegetais (Veja a pirâmide alimentar os níveis considerados corretos para uma alimentação balanceada). Mas o que pouca gente sabe é que eles também colaboram para a prevenção de uma série de doenças causadas pela ação dos radicais livres que afetam nosso organismo. E não estamos falando apenas de gripes, resfriados e infecções, mas também de doenças degenerativas graves, problemas cardiovasculares e até mesmo envelhecimento precoce.
Como funciona a ação dos radicais livres?
Todas as células do nosso corpo precisam ser abastecidas constantemente de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Só que a queima do oxigênio, também chamada de oxidação, libera moléculas de radicais livres - que são instáveis e possuem um elétron com carga negativa que se associa rapidamente a moléculas de cargas positivas com as quais pode reagir ou oxidar. Esse processo pode danificar as células sadias do corpo, pois o excesso dessas moléculas pode atingir e prejudicar o DNA das células, provocando doenças.
Mas as células do nosso corpo já estão acostumadas a ser bombardeadas pelos radicais livres dezenas de vezes por dia, pois possuem enzimas que "consertam" 99% dos danos causados pela oxidação. O problema acontece quando há radicais livres demais no organismo. E isso nem sempre é causado apenas por reações químicas, mas também por fatores externos, que também podem contribuir para o aumento da quantidade desses radicais livres e causar danos irreparáveis, como:
* Cigarro, fumaça de cigarro e álcool;
* Poluição ambiental e gases emitidos por escapamentos de veículos;
* Substâncias tóxicas presentes em alimentos e bebidas, como hormônios e aditivos químicos;
* Estresse e consumo alto de gorduras saturadas, como frituras e alimentos embutidos;
* Exposição a raios X e à radiação ultravioleta do sol.
Porém, vale ressaltar que os radicais livres são vilões somente quando há excessos. Quanto mais tempo uma pessoa fica exposta aos fatores externos citados acima, maior é a quantidade de radicais livres que ela vai ter acumulada. O resultado pode ser o aparecimento de células cancerígenas. Mas não é só isso. O sistema imunológico fica enfraquecido, o organismo envelhece mais rapidamente, a pele pode ficar manchada ou apresentar rugas precoces.
Como combater esses radicais livres em excesso?
Alimento: A melhor arma.
Para combater todos esses efeitos maléficos, entram em ação os antioxidantes, moléculas de carga positiva que anulam a ação de oxidação dos radicais livres. E eles estão mais ao alcance do que se imagina: nos alimentos. Estudos mostram que uma alimentação rica em frutas, legumes, vegetais, hortaliças e cereais garantem uma boa proteção contra os radicais livres e ainda reduzem consideravelmente o risco de envelhecimento precoce e também de várias doenças. Veja onde encontrar todas essas substâncias:
* VITAMINA A: abóbora, batata doce, brócolis, cenoura, damasco seco e melão;
* VITAMINA C: frutas cítricas e vegetais verdes, como acerola, brócolis, caju, couve, kiwi, laranja, lima, limão, morango e tomate;
* VITAMINA E: a fonte mais importante é o gérmen de trigo, mas também podem ser encontradas em amêndoas, castanhas-do-pará, gemas, legumes, vegetais folhosos e óleos de algodão, arroz, girassol, milho e soja;
* BIOFLAVONÓIDES: frutas cítricas e uvas vermelhas ou escuras;
* CATEQUINAS: chá verde, morango e uva;
* ISOFLAVONAS: principalmente na soja;
* LICOPENO: principalmente no tomate;
* SELÊNIO: aves, carnes, frutos do mar, fígado e castanha-do-pará;
* ZINCO: aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes.
E, para complementar as informações que obtivemos no artigo acima, segue uma deliciosa e refrescante receita de suco antioxidante. Simples, fácil e rápida de fazer!
Receitinha Básica
Suco Antioxidante
Ingredientes
20 morangos
1 pera
800ml de água
10 cubos de gelo
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e sirva com bastante gelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário