segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Como se portar no ambiente de trabalho

Bom dia!!!

Esse artigo foi retirado do Jornal Metodista.

Se duas pessoas de igual capacitação técnica estiverem concorrendo a um lugar no mercado de trabalho, qual delas se sairá melhor? A que melhor souber se apresentar e tratar as pessoas.

Foto do google
Tão importante quanto ser especialista no que se faz é ter uma boa postura profissional. Ninguém está livre de cometer gafes, mas ficar atento a alguns detalhes de comportamento evita deslizes que, em determinadas situações, podem ocasionar ‘prejuízos’ graves. Afinal, para iniciar um bom trabalho, nada como começar com uma boa impressão, e para isso, a etiqueta empresarial é essencial.
A etiqueta empresarial permite ao profissional tornar-se agradável, viver com mais segurança e espontaneidade. Ela mostra que a boa apresentação pessoal, tanto no que se refere a atitudes quanto ao modo de se vestir, é o resultado do balanceamento ideal entre o bom gosto e o bom senso. A mesma capacidade que o profissional tem para ocupar o cargo deve transparecer na sua preocupação em se autoproduzir para exercer sua função adequadamente.
A coordenadora do cursos de Secretariado Executivo Bilíngüe da Metodista, Ana Maria Santana Martins, defende que todo profissional bem-sucedido sabe que é indispensável estar preparado para as mais diversas situações do convívio social. “É a inauguração de uma unidade de trabalho, o almoço de negócios, jantares, viagens e inúmeras outras possibilidades que podem se transformar em oportunidade e conseqüente sucesso profissional ou um vexame, por não saber como se comportar adequadamente diante dessas situações”, revelou a professora.
Os especialistas costumam dizer que se duas pessoas de igual capacitação técnica estiverem competindo por um lugar no mercado de trabalho, terá mais chances de sucesso aquela que melhor souber se apresentar e tratar as pessoas. O conhecimento e a prática das normas que regem o comportamento no mundo dos negócios geram benefícios imediatos, facilitam o trato com clientes, ajudam os profissionais a se portarem com confiança e naturalidade em qualquer circunstância da vida profissional, melhorando o relacionamento entre colegas ou entre chefes e subordinados da mesma empresa.
“As pessoas que não dominam a etiqueta profissional, na maioria das vezes, nem se dão conta das gafes que cometem, denunciando sua falta de traquejo e refinamento, prejudicando sua carreira e arranhando a imagem da empresa onde trabalham”, contou a professora Ana Maria. “O mundo de hoje é das pessoas que fazem acontecer, daquelas que se comprometem, se engajam em causas justas, dos que têm vontade de aprender e de serem cada vez melhores.”

Dicas para não errar:

  • Pontualidade é ponto de honra;
  • Roupas discretas, sem modismos;
  • Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica;
  • Tenha sempre cartões profissionais disponíveis;
  • Porta aberta não significa "entre";
  • Pare à porta, sorria, peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um "bom dia" ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele;
  • Ao conversar olhe nos olhos;
  • Aprenda a ouvir;
  • Não se distraia durante a conversa;
  • Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito jogando o corpo na cadeira (mesmo se estiver cansado), como também não se sente na beirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada.

* Os apertos de mãos devem ser firmes. Nada de pegar apenas nos dedos ou deixar a mão mole.

Foto do google

* O beijo no rosto é um cumprimento entre amigos , normalmente não utilizado em ambiente de negócios. Mas se a outra pessoa for à sua direção, aja com naturalidade.

* A pontualidade deve ser hábito. Se precisar sair mais cedo de uma reunião, avise a pessoa que vai presidi-la antes de começar, em particular e saia discretamente.

* Não faça fofocas. Um profissional de verdade tem mais o que fazer. Sempre responda às cartas e e-mail. Evite o envio de e-mails correntes e mensagens no horário de trabalho. Você pode achar "bonitinho", mas se há trabalho a fazer, não perca tempo com isso.

* Sorria! Ninguém gosta de pessoas que só sabem resmungar e reclamar. Use e abuse da simpatia: por favor, obrigado (a), por gentileza.

DICAS PARA HOMEM

* Não ande com o paletó jogado sobre os ombros. É sinal de desleixo.


* Não desabotoe o botão do colarinho e afrouxe o nó da gravata ainda no ambiente de trabalho (espero ao menos chegar no carro).

* Bebidas alcoólicas e fumo são regalias inadmissíveis no trabalho nos dias modernos.

* Observe o tipo de vestuário utilizado e tente se adaptar, mesmo que você deteste usar gravata. Algumas empresas liberam o uso de roupas menos formais nas sextas-feiras, mais cuidado para não exagerar.

DICAS PARA MULHER

* Esmalte descascado nunca! É melhor estar sem esmalte e com as unhas limpa.

* Cuidado com roupas extravagantes, bijuterias exageradas e decotes sensuais.

* Cuidado com perfumes exageradamente fortes, não combinam com a delicadeza que se espera de uma parceria comercial.

*Cabelos: mantenha-os limpos e de acordo com a apresentação que requer a função. Exemplo: secretárias e recepcionistas normalmente prendem os cabelos na forma de coque ou rabo-de-cavalo.


Dica dada.

Beijos

Andréa Noki

Cerimonial Infantil & Corporativo

"Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade ainda calça seus sapatos."  Mark Twain

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